A Economia da Guiana deve Crescer 14 vezes mais que a da China em 2020 – Fundo Monetário Internacional

crude photo

Com a produção de petróleo prevista para começar no final de 2019, o Fundo Monetário Internacional (FMI) projetou que a economia da Guiana disparará 86% em 2020. O Produto Interno Bruto (PIB) anual da Guiana deverá crescer dos atuais 4 bilhões para 15 bilhões até o ano 2024, somente com a produção de petróleo, e a ExxonMobil projeta que, até 2025, a Guiana estará produzindo pelo menos 750.000 barris de petróleo por dia.

A pequena população da Guiana coloca seus cidadãos em vantagem. Com 3.900 barris por pessoa, a Guiana tem mais que o dobro da quantidade de reservas de petróleo “por pessoa” do que o chefão da OPEP — Arábia Saudita – que tem cerca de 1900 barris por pessoa. O FMI prevê que o setor de petróleo representará 40% da economia da Guiana até 2025.

Enquanto isso, o ministro das Finanças, Winston Jordon, disse que o governo criou um Fundo de Riqueza Soberana para economias entre gerações, para proteger contra oscilações nos preços do petróleo e para financiar o desenvolvimento. Grande parte da receita da produção de petróleo é destinada ao desenvolvimento de infra-estruturas, como a construção de pontes e estradas para conectar regiões do interior às costas da Guiana.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comments
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments